Os spams já representam 82% do total de e-mails que trafegam no mundo, de acordo com levantamento da empresa de segurança Commtouch. O relatório, referente ao segundo trimestre deste ano, revelou que são enviados, em média, 179 bilhões de mensagens de spam por dia, sendo 64% delas identificadas como propagandas da área farmacêutica. Em junho, os spams chegaram a responder por 92% de todas as mensagens.
Entre os domínios falsificados mais utilizados para envio de spams estão o Gmail, que responde por 6%, o Yahoo, com 5%, o Hotmail (2%) e o postmaster.twitter.com. Este último, segundo o estudo, foi falsificado e disparou e-mails para um amplo mailing, solicitando o recadastramento da senha em uma página que continha malware.
De acordo com a pesquisa, o Brasil perdeu a liderança do ranking de países com maior número de computadores zumbis e agora ocupa o segundo lugar, com 10% do total. Outro dado alarmante é que diariamente são ativados 307 mil zumbis.
A Commtouch destaca o uso combinado de recursos tecnológicos por parte dos cibercriminosos, que hoje utilizam e-mail ou resultados de buscas para atrair os usuários para sites que contém malwares.
O levantamento ainda revelou que os portais com conteúdo pornográfico são os que mais possuem malwares, seguidos por negócios, educação e governo. Já os campeões entre os sites infectados com phishing são das categorias educação sexual, games, saúde e medicina e computadores e tecnologia.
0 comentários:
Postar um comentário